Uma palavrinha sobre ministração.


Ministrar significa servir. Em outras palavras, é aquilo que oferecemos a alguém. A ministração pode ser dividida em dois tipos: uma que é dirigida a Deus (vertical) e outra que é dirigida ao próximo (horizontal).

A ministração dirigida a Deus 
Essa ministração é direcionada exclusivamente a Deus. Seu sentido deve ser sempre na vertical (para cima). A ministração dirigida a Deus tem como alvo principal proporcionar alegria ao coração do Senhor. Ela consiste basicamente em expressar o nosso amor a Deus, reconhecer a nossa dependência dEle, reassumir o compromisso de obedecer a Sua palavra, apresentar o nosso corpo como sacrifício vivo, santo e agradável ao Senhor, e sobre tudo, oferecer-lhe aquilo que somente Ele é digno de receber: Glória, honra, louvor e adoração.

O único tipo de ministração que agrada a Deus é a aquela que oferecida com sinceridade de coração e baseada na verdade. Porém, esta ministração só será aceita se for oferecida por intermédio de Jesus Cristo (João 14:6; Hebreus 13:15).

A ministração dirigida ao Próximo
Essa ministração é direcionada exclusivamente para o próximo. Seu sentido deve ser sempre na horizontal (para os lados). A ministração dirigida ao próximo tem como alvo principal confortar, encorajar, edificar e provocar transformação na vida das pessoas. Ela consiste basicamente em ir de encontro às necessidades do próximo, em levá-los a se reconciliar com Senhor, em trazer-lhes esperança de uma nova vida em Cristo, em ensiná-los a andar com Deus, em exortá-los a ter um relacionamento mais profundo e íntimo com o Senhor, em mostrar-lhes que a nossa meta é ter um caráter moldado à semelhança de Cristo, e entre outros, produzir mudança de estilo de vida.

O tipo mais profundo de ministração é aquele que faz diferença no dia-a-dia das pessoas. Se quisermos mudar vidas, devemos preparar uma ministração para impactar as pessoas, e não apenas para informá-las. A nossa ministração deve buscar sempre ser clara, relevante e aplicável.

Amor
Algo que irá fazer uma grande diferença em nossa ministração é o amor com que ministramos. Quando as pessoas sabem e sentem que nós as amamos, elas nos ouvem e se deixam ser conduzidas por nós. Para amar as pessoas nós precisamos nos aproximar delas, e quando nós nos aproximamos delas, o nosso poder de impactá-las é muito maior. O amor também é essencial quando ministramos ao Senhor, pois Ele está mais interessado na intenção do nosso coração e no amor com que correspondemos ao Seu amor por nós, do que no serviço que prestamos (oferecemos) a Ele (Mc 7.6,7). O amor deve nortear tudo o que fizermos. Sem amor a nossa ministração não passa de barulho (1 Co 13.1).

NOTA: O Amor não é um sentimento. O amor até produz sentimentos, e alguns muito fortes, mas amor é muito mais que um sentimento, ele é uma questão de escolha e de conduta (ação, atitude). Se amor fosse sentimento, ele não seria um mandamento. Jesus mesmo disse que o nosso amor por ele seria medido de acordo com a nossa obediência (atitude) aos seus mandamentos (Jo 14.21,23).

Publicado em: 19/7/2004
Por: M.Giovani Bianchini
Líder e Dirigente do Grupo de Louvor
giovanibianchini@yahoo.com.br
IPB Central São Carlos-SP
São Carlos / SP

Nenhum comentário: