Dicas ao dirigente de louvor

           
Conhecer as músicas
O dirigente de louvor é o referencial para a igreja e para a equipe de louvor. Por este motivo ele deve ser o primeiro a conhecer a música de cor, sem precisar ficar olhando toda hora para a projeção do cântico na tela para cantar a letra. É o dirigente que dá segurança e estabilidade para o grupo e para a igreja. Se ele não conhecer a música estará dando brecha para que a execução saia errada, e a ministração seja comprometida. Porém, caso o dirigente tenha dificuldade em memorizar os cânticos, ele pode usar uma estante (suporte) para colocar as cópias das letras, e assim acompanhar os cânticos.

Boa comunicação com a Banda
Uma das coisas mais importantes para uma boa execução das músicas é uma boa comunicação entre o dirigente de louvor e o conjunto musical (banda). O dirigente de louvor também é responsável pela condução (direção) dos cantores e instrumentistas dentro da música. Sendo assim, é indispensável que o dirigente e a banda combinem sinais que os auxiliem indicando quais partes da música serão repetidas, quando deverá subir o tom, quando voltará para o início do cântico, quando a banda deve tocar mais suave, e assim por diante.

Atitudes e Expressões
O dirigente de louvor tem que estar à vontade no altar. Ele tem que caminhar por todos os lados. Existem dirigentes que são como estátuas, ficam parados no mesmo lugar durante todo o Louvor. A Igreja acaba ficando parada, fria e imóvel também. Outros se mexem tanto, correm tanto e fazem tantos gestos, que mais parecem atletas excepcionais ou professores de aeróbica. A congregação fica cansada só de olhar e acompanhar. O dirigente de louvor tem que ter a prática de caminhar (isto impõe segurança), ele deve procurar se expressar com gestos em alguns cânticos (isso gera participação da Igreja), ele deve ter o hábito de olhar nos olhos da congregação em geral (isso mostra confiança, segurança e autoridade. Alguns dirigentes fecham os olhos e esquecem do resto, principalmente de observar o fluxo na Igreja; esta atitude é prejudicial para o bom desempenho do louvor congregacional), o dirigente também pode se ajoelhar em momentos de adoração (isso mostra submissão e humildade). Tudo isto deve ser feito com prudência, sabedoria e sensibilidade espiritual.

NOTA: Uma das maiores dificuldades que o dirigente enfrenta durante a direção do louvor é, ao mesmo tempo, ministrar da igreja, dirigir da banda e oferece a sua própria adoração. Esta prática só vem com muito treino e com muito tempo.

Sensibilidade Musical e Espiritual
O dirigente de Louvor que segue exatamente aquilo que estava programado nos ensaios, pode estar falhando na sensibilidade musical e espiritual. É obvio que não é normal ficar mudando a direção dos cânticos, mas sempre é preciso estar atento para saber quando se deve fazer sinal aos músicos para tocarem mais suave, mais baixo ou mais alto, ou para que deixem só a congregação cantando junta, ou que se repitam várias vezes o mesmo coro, ou ainda, que faça silêncio absoluto para uma maior busca, entrega e sensibilidade ao mover do Espírito Santo, que se inicie mais uma vez a canção para maior aproveitamento ou que os músicos continuem tocando a melodia da canção para que a Igreja possa cantar um cântico novo pessoal e espiritual. O dirigente tem que ter sensibilidade e flexibilidade durante a ministração de louvor, pois à vontade de Deus nem sempre é a do homem, por mais que sejamos organizados e programados.

Falar somente o necessário
Durante a ministração do louvor, o dirigente deve procurar não falar nada, apenas deixar que o próprio cântico fale ao coração das pessoas. Falar demais acaba atrapalhando o mover do Espirito Santo nas pessoas. Porém, não falar nada, causa vazio no louvor congregacional. Instruções durante os cânticos não produzem louvor nem adoração, entretanto, podem dar direcionamento significativo à expressão coletiva. O dirigente de louvor deve procurar falar somente o necessário.

Incentivar e Facilitar as expressões
No louvor congregacional as expressões são fundamentais. Elas dão vida ao louvor e a adoração coletiva, além de reforçar o significado daquilo que estamos cantando. É responsabilidade do dirigente de louvor incentivar e facilitar as expressões durante os momentos de louvor. Por exemplo, se o povo não está batendo palmas com firmeza e união, deve-se falar e pedir para que batam palmas; se no momento de adoração a maioria estiver desligada e distraída, pode-se, por exemplo, pedir para que todos fechem os olhos, que levante as mãos e que comecem a falar palavras de amor, de agradecimento e sinceridade ao Senhor; se no momento de Louvor perceber que o povo não está cantando e correspondendo pode-se tranquilamente pedir aos músicos que parem de tocar para ouvir apenas as vozes da congregação cantando juntos, formando um lindo coral de vozes ao Senhor. É importante sabermos que nós não somos “animadores” de culto. No culto há dirigentes de louvor. Seu papel é incentivar e facilitar as expressões simultâneas e espontâneas das pessoas. O dirigente de louvor que se preocupa somente em cantar e falar o tempo todo limita o louvor e a adoração aos cânticos. O bom dirigente de louvor gera a participação das pessoas durante os momentos de louvor, incentivando e facilitando as expressões.

Certeza da presença de Deus
Por último, um elemento que irá fazer a grande diferença, não somente para quem dirige o louvor, mas também para quem participa do louvor é a certeza da presença de Deus. É muito importante para todo aquele que participa do louvor ter a certeza de que Deus está presente. Ora, como iremos adorá-lo sem ter a certeza da sua presença? Como iremos cantar para Ele, se ainda duvidamos que Ele está entre nós? Sem dúvida, um dos principais motivos pelos quais a igreja é tão fria na hora de expressar o seu louvor a Deus, é falta da certeza da presença de Deus em seu meio. É preciso saber que em todos os nossos cultos somos assistidos por Deus. Desde a primeira oração, passando pelos testemunhos, pela pregação, pelas arrecadações e principalmente durante o louvor cantado, Deus está presente. Seu Espírito está passeando entre nós trazendo cura, libertação, avivamento, salvação, etc. Sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6).

NOTA: Todas as dicas acima levam um certo tempo para serem assimiladas e para se tornarem algo natural na prática da direção do louvor cantado. Por isso, não desanime se no começo você encontrar dificuldades com algumas destas dicas. Errar faz parte do processo de aprendizado. Guarde sempre isso: “não há sucesso sem fracassos (sem erros)”.

Publicado em: 19/7/2004
Por: M.Giovani Bianchini
Líder e Dirigente do Grupo de Louvor
giovanibianchini@yahoo.com.br
IPB Central São Carlos-SP
São Carlos / SP


Nenhum comentário: