“Mestre, qual é o grande mandamento na lei?

Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.

Este é o grande e primeiro mandamento.

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo” (Mt. 22: 36-39)

Podemos perceber que existem dois pré-requisitos básicos para mantermos uma ligação com o nosso Criador: um vertical e outro horizontal. Embora a relação espiritual vertical seja o grande e primeiro ponto, ela inexiste na negação de uma relação horizontal. É impossível amarmos a Deus e não amarmos o nosso próximo. (1 Jo. 4: 20-21)

Até que é fácil entendermos a superioridade divina sobre nossas vidas, mas como é difícil considerarmos a igualdade do nosso próximo em relação a nós mesmos! Mais difícil ainda é seguirmos o conselho do apóstolo Paulo: “com humildade, cada um considere os outros superiores a si mesmo”. (Fp. 2: 3)

Essa nova forma de enxergarmos nossos semelhantes nos ajuda a mantermos comunhão perfeita uns com os outros; só então estaremos habilitados para mantermos comunhão com nosso Deus.

Que Deus nos abençoe com uma atitude de humildade, capaz de considerar o nosso próximo igual ou superior a nós mesmos, a fim de buscarmos a paz com todos, e podermos então manter uma comunhão com Ele.

Nenhum comentário: